terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Terremoto de magnitude 5,6 sacode o leste da Papua Nova Guiné



Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu nesta terça-feira a ilha de Bougainville, no leste da Papua Nova Guiné, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas e danos materiais.

O epicentro do tremor foi localizado a dez quilômetros de profundidade, a 128 quilômetros a oeste de Panguna e a 132 a oeste de Arawa, ambas na ilha de Bougainville, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica em todo o mundo.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso para o risco de ondas gigantes.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade oeste pertence à Indonésia, está localizada sobre o "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida, todos os anos, por cerca de 7 mil tremores, a maioria deles moderados.

Um terremoto de magnitude 7 no Mar de Bismarck, ao leste da Papua Nova Guiné, provocou uma onda gigante em 1998 que arrasou dezenas de vilarejos e causou mais de 2,2 mil mortes, a maior tragédia na história da Papua Nova Guiné. 


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2014/12/09/terremoto-de-magnitude-56-sacode-o-leste-da-papua-nova-guine.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário