sábado, 26 de abril de 2014

Terremoto de magnitude 6,5 atinge o arquipélago de Tonga no Oceano Pacífico

Terremoto de magnitude 6,5 atinge o arquipélago de Tonga no Oceano Pacífico

Um terremoto de magnitude 6,5 sacudiu neste sábado o mar ao nordeste das ilhas do Reino de Tonga, no sul do Oceano Pacífico, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas e danos materiais.

O tremor ocorreu a dez quilômetros de profundidade sob o leito marinho e seu epicentro foi localizado a 71 quilômetros ao nordeste de Nuku'alofa, a capital de Tonga, e a 777 quilômetros ao leste de Suva, a capital das Ilhas Fiji, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica no mundo.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso sobre o risco de ocorrência de ondas gigantes.

Em setembro de 2009, quase 200 pessoas morreram em Tonga e em Samoa após o tsunami provocado por dois terremotos simultâneos de magnitudes superiores a oito na escala Richter.

No local conhecido como a bacia norte de Lau, situada entre Fiji, Samoa e Tonga, existem dezenas de vulcões submarinos ativos localizados a uma profundidade de entre mil e 1,5 mil metros. 
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2014/04/26/terremoto-de-magnitude-65-atinge-o-arquipelago-de-tonga-no-oceano-pacifico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário