terça-feira, 27 de maio de 2014

Tailândia: exército suspende Constituição, proíbe assembleias e amplia censura

Cenários geográficos do mundo
General Chan-Ocha deu um golpe de Estado após reunião entre forças políticas para pôr um fim ao conflito fracassar
Os militares que deram um golpe de Estado nesta quinta-feira (22) na Tailândia suspenderam a Constituição, proibiram assembleias públicas e ampliaram a censura aos meios de comunicação, fechando o sinal de canais estrangeiros. Um porta-voz militar anunciou pelos canais locais que a partir de agora está proibida toda reunião pública de mais de cinco pessoas. Além disso, as transmissões de emissoras internacionais, como BBC e CNN foram suspensas.
Também há informações de que líderes de partidos políticos estão sendo detidos por forças de segurança. Antes do anoitecer na Tailândia, o chefe do exército, Prayuth Chan-Ocha, anunciou que estava oficialmente tomando controle do governo do país, dias após decretar lei marcial. O anúncio foi feito pela televisão. Logo após a transmissão, Chan-Ocha também declarou toque de recolher em todo o território tailandês.
A Tailândia está imersa em uma profunda crise política desde que, em 2006, um golpe militar depôs o então chefe de Governo, Thaksin Shinawatra, um antigo magnata das telecomunicações que se tornou político. Thaksin foi acusado de corrupção, abuso de poder e falta de respeito ao rei Bhumibol Adulyadej. Por outro lado, seus partidários, chamados de "camisas vermelhas", em sua maioria habitantes das zonas mais pobres do país, apontam que avanços na saúde e educação só começaram a acontecer em seu governo.
No começo de maio, a primeira-ministra Yingluck Shinawatra, irmã de Thaksim, eleita em 2011 após a saída dele do cargo, foi destituída pelo Tribunal Constitucional do país. Ela foi substituída, interinamente, pelo ministro do Comércio, Niwattumrong Boonsongpaisan. Desde então, a crise se agravou, com confrontos entre simpatizantes e opositores de Thaksin. Os manifestantes antigoverno exigem uma reforma do sistema político e propõem a criação de um conselho não eleito para articular as mudanças necessárias antes da realização de novas eleições.
Hoje, o general Chan-Ocha deu o golpe depois do fracasso da reunião entre as diversas forças políticas para que se colocasse um fim negociado ao conflito. Os soldados levaram do encontro o líder dos protestos anti-governamentais, Suthep Thaugsuban, para um local desconhecido, segundo informaram testemunhas à Reuters. Os militares tailandeses, que são vistos como próximos aos manifestantes anti-governo, deram 18 golpes de Estado, 11 deles com sucesso, desde o fim da monarquia absolutista em 1932.
Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/28631

Nenhum comentário:

Postar um comentário