sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sobre a abertura da copa e as vaias à presidenta Dilma

A Copa é um sucesso, mas faltou Brasil na festa

Por Juremir Machado da Silva

Os lacerdinhas estão babando na camisa de força: a Copa do Mundo até agora é um sucesso. Tudo funciona, dos aeroportos aos estádios, com os problemas normais em qualquer grande evento do mundo. As previsões do videntes com atrofia na mão direita não se confirmaram até agora. A vaia à presidente Dilma partiu de um estádio, em São Paulo, repleto de coxinhas brancos, ricos, reacionários e com dinheiro para pagar os ingressos.
O grande problema da Copa é a sua elitização. A festa de abertura foi medíocre. Faltou escola de samba e negritude. Faltou Brasil real, pujante, complexo e contraditório. O problema é que essas festas são sempre organizadas por moderninhos chatos que não gostam de samba e de barroquismo. Querem um visual clean e muita tecnologia. As crianças que entraram com os jogadores eram branquinhas da silva. A elite quer os holofotes para ela. Claudia Leite, como expressão da cultura brasileira, é uma piada bobinha. Expressou mais a Galinha Pintadinha mesmo. Ainda bem que, no campo, a estrela máxima, Neymar, é afro.
Apesar da festa mixuruca, para moderninho mala ver, a Copa está bombando.
Chora, lacerdinha!
Esse sucesso não apaga os superfaturamentos, os erros de planejamento e as obras inacabadas.
Mas põe água na fervura dos secadores por razões eleitoreiras.
É só um torneio de futebol.
Como sempre, a elite branca tomou conta da festa.
Aparecer é com ela mesma, que, embora critique, ficará, através das suas empreiteiras, hotéis, restaurantes, comércio em geral e outros negócios de ocasião, com a melhor parte do bolo.
Se Neymar e Oscar continuarem tendo sorte nos chutes e se os árbitros continuarem ajudando, o caneco fica por aqui. As manifestações contra a Copa foram até agora um fracasso. Meia dúzia de gatos pingados, ou mascarados, em algumas capitais. O suficiente para gerar algumas pautas para a mídia internacional.
Se continuar assim, os lacerdinhas vão chorar na boca da garrafa.
Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/

2 comentários:

  1. A abertura da copa foi muito pobre.Cade os milhões investidos na copa?Foram para o bolsos "deles"?
    Fora que os cantores( Jennifer Lopez,Claudia Leite e o Pitbull) cantaram como se fosse novela mexicana sendo
    traduzida.Horrível,mixuruca e chatoooooooo!!!!!Me deu vontade de vomitar aquela baboseira.

    ResponderExcluir