sábado, 12 de julho de 2014

Terremoto de magnitude 6,8 atinge costa leste do Japão

Tremor foi registrado a 10 km de profundidade e a 121 km da costa.
Alerta de pequeno tsunami foi emitido, diz TV pública.


Um terremoto de magnitude 6,8 foi registrado perto da costa leste da ilha Honshu no Japão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do tremor foi registrado neste sábado (12) às 4h22, pelo horário local (16h22 desta sexta, no horário de Brasília), a 129 km da cidade de Namie e a 10 km de profundidade.

Não houve relatos imediatos de anormalidades na estação nuclear de Fukushima, que está na região afetada, segundo divulgou a emissora pública japonesa NHK, de acordo com a Reuters. Em março de 2011, a usina sofreu um colapso logo após forte terremoto seguido de tsunami que devastou a costa nordeste do país.

Um aviso de um pequeno tsunami de até um metro foi emitido para a costa noroeste, segundo a NHK.

Um pequeno tsunami de 20 centímetros foi registrado em algumas localidades do noroeste do Japão, apesar de não haver relatos de estragos, segundo divulgou a Reuters.

Ordens de evacuação também foram feitas em diversas cidades do litoral.

De acordo com avaliação do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, não há risco de tsunami generalizado, baseado nos dados históricos e de tsunamis. No entanto, terremotos desta magnitude podem gerar tsunamis locais que podem ser destrutivos ao longo de costas a 100 km do epicentro e que, diante dessa possibilidade, as autoridades locais deveriam tomar as ações apropriadas.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/terremoto-de-maginitude-68-atinge-costa-leste-do-japao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário