terça-feira, 2 de setembro de 2014

Plebiscito mobiliza cidadãos para reforma política

Geografia Política e politizada


Inspiradas nas mobilizações que levaram milhares de pessoas às ruas em 2013, Entidades Sociais de todo o País estão promovendo uma grande votação para garantir a realização de uma Assembleia Constituinte exclusiva para debater e promover uma Reforma Política efetiva e alinhada aos interesses dos cidadãos.
Plebiscito Constituinte ocorre durante esta semana (de 1º a 7 de setembro) e pretende reunir 10 milhões de votos. Todos os cidadãos brasileiros com mais de 16 anos e que possuam título de eleitor podem participar da votação via site ou em urnas espalhadas por quatro cidades gaúchas. Basta responder a seguinte questão: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.
Por ser uma expressão concreta de exercício de cidadania, e por ter, em sua missão, o compromisso de formar cidadãos comprometidos com a sociedade, a Rede Marista apoia a iniciativa e está mobilizando suas Unidades e colaboradores a participarem da votação.
Na PUCRS, quatro urnas estão disponíveis nos seguintes locais e horários:
Recepção do Prédio 17 (Pastoral): 2ª a 6ª feira (8h às 19h)
·         Saguão do Prédio 7 (FAMECOS): 2ª feira
·         Saguão do Prédio 5: 3ª feira
·         Saguão do Prédio 11: 4ª feira
Paralelamente à votação do plebiscito, iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais Brasileiros, a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que reúne 95 entidades, movimentos e organizações sociais busca assinaturas para levar ao Congresso oProjeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política.
Entre as principais reivindicações, o projeto prevê o fim do financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas, limite para doação de pessoa física a partidos, eleição para o Legislativo em dois turnos e garantia da liberdade de expressão aos cidadãos durante os debates eleitorais. Para ser oficialmente apresentada ao Congresso e comece a tramitar, o projeto precisa do apoio de 1% do eleitorado (1,5 milhão de assinaturas) do País. 
Fonte: http://maristas.org.br/institucional/plebiscito-constituinte-pela-reforma-politica

Nenhum comentário:

Postar um comentário