quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Nota de repúdio à coluna de Paulo Santana

Por Leonardo Lemes

Como professor da rede estadual de ensino estou acostumado a ser achincalhado por parte da opinião pública, fomentado pelos veículos de comunicação em massa (conservadores, na maioria), quando o assunto é greve. Dessa vez, quem está sofrendo na pele são os funcionários do Banrisul, em greve há mais de 20 dias, lutando por seus direitos. Olhando a pauta de reivindicações (acredito que a maioria dos críticos não se deu ao trabalho) e nítida a pertinência da causa, sobretudo quando trata da questão do plano de carreira. Qual trabalhador não deseja um plano de carreira decente para quando chegar a hora de se aposentar, saber que terá uma aposentadoria justa e condizente com sua caminhada árdua durante 30 anos em média trabalhando no banco?

Pois bem, na coluna de ZH de hoje 23/10 o jornalista Paulo Sant'ana criticou veementemente um direito constitucional de todo trabalhador que é a greve. E mais, chamou de vagabundagem tal atitude. É vagabundagem lutar por seus direitos? Reivindicar melhores condições de trabalho? Um plano de carreira decente?

Não, senhor Paulo, os banrisulenses não são vagabundos. O senhor em vez de incitar o ódio contra uma categoria de TRABALHADORES, deveria deixar de olhar para o seu umbigo e perceber que a luta dos trabalhadores em busca de condições dignas de trabalho, é também a luta do povo. Por que hoje são os bancários, amanhã, os carteiros, depois de amanhã, os professores, e com certeza o senhor vai bradar contra a luta justa e constitucional das categorias.

É comum as mídias conservadoras criticarem os movimentos grevistas pois elas, em sua maioria, estão nitidamente a serviço de grandes empresários, que de maneira alguma desejam aumentar os salários de seus funcionários ou melhorar suas condições de trabalho. Paulo Santana e apenas um mero porta-voz de uma dessas mídias.

Se eu fosse bancário do Banrisul, exigiria do sindicato uma ação judicial contra suas palavras que visam a denegrir a imagem de TRABALHADORES. Quero muito crer que suas palavras apenas refletem um pensamento elitista e conservador (além de muita desinformação) e que não haja nada de escuso por trás de sua coluna.

Um comentário:

  1. Vamos achincalhar esse velho gagá da televisão e imprensa escrita do RS. Fora desgraçado!

    ResponderExcluir