sábado, 22 de março de 2014

A ridícula Marcha da família, versão 2014

Marcha da Família no Recife reúne apenas 6 pessoas

Por Leonardo Lemes

Organizada pelas redes sociais, a marcha da família 2014- evento originalmente ocorrido há 50 anos, onde a direita foi às ruas protestar contra as prometidas medidas do ainda presidente à época, João Goulart - foi às ruas hoje (22/03) mas em número bem menor do que a primeira versão.

É no mínimo ridículo que pessoas desejem o retorno da ditadura militar, período obscuro de nossa história recente, onde milhares foram presos, torturados e mortos apenas por lutar contra o regime. Além da total falta de liberdade individual, a ditadura militar deixou o país endividado, conforme mostra reportagem da Zero Hora (link no final).

Outra falácia levantada pelos defensores do regime militar é a ausência de corrupção. Na realidade os militares também eram corruptos e nepotistas, conforme mostra, com provas, o jornalista Juremir Machado da Silva (link no final).

Os defensores do regime também se orgulham do fato de que no período da ditadura militar não havia tanta violência como nos tempos pós-regime. O fato é que eram outros tempos e mesmo antes do golpe militar que derrubou João Goulart, os índices de violência eram muito baixos, comparados com os de hoje em dia.

Muitos, dos poucos, que foram às ruas nesse dia (Em Porto Alegre foram cerca de 40 e em Recife 6 pessoas. Links no final) saíram com cartazes escritos: “Fora Dilma”, “Fora PT” ou “Fora comunistas”. Não dá para entender. O PT, com Lula abandonou a extrema esquerda para chegar ao poder, inclusive se aliando com partidos de centro, como o PMDB, e até de direita, como o caso do PP. Dilma Rousseff continuou com as alianças, transformando o PT em um partido muito longe da esquerda tradicional. Ou seja, muito longe de qualquer possibilidade de algo próximo do comunismo ser instaurado no Brasil. Pergunto: São eles, um bando de desinformados, alienados ou mal-intencionados?


A grande verdade é que o regime militar além de ser extremamente autoritário e centralizador e totalmente infringente dos direitos humanos visou exclusivamente o progresso da elite, visto que a desigualdade social no país aumentou muito no período. Então quem defende o regime hoje em dia? Os mesmos que não admitem que os mais humildes possam progredir e que têm fobia às minorias. Defendem o seu bem-estar e nada mais. Um conservadorismo ridículo. Ainda bem, para a nossa sociedade que cada vez menos pessoas pensam assim. Até porque pensar no coletivo não significa ser comunista e, sim, desejar um mundo melhor para todos, não apenas para uma minoria.




http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2014/03/mesmo-com-milagre-economico-na-decada-de-1970-governo-militar-devolveu-um-pais-quebrado-ao-deixar-o-poder-4453471.html
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/marcha-da-familia-reune-6-pessoas-em-recife.html
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/marcha-da-familia-2014-reune-40-pessoas-em-porto-alegre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário