terça-feira, 27 de agosto de 2013

Neve histórica no RS

Neve registrada em São José dos Ausentes é a maior em 13 anos

Fenômeno com tanta intensidade e duração não era registrado desde 2000

As ruas, campos e casas cobertas de gelo não são uma paisagem incomum em São José dos Ausentes. Acostumada com o fenômeno, que já apareceu neste ano, a cidade dos Campos de Cima da Serra é um dos destinos certos quando a previsão climática aponta para a possibilidade de neve. Mas desta vez o frio e a umidade capricharam e conseguiram uma marca histórica:
— No sentido de visibilidade, é a maior neve dos últimos 13 anos na área urbana. Foi muita quantidade, acumulou cerca de cinco centímetros — garante o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, da agência Climaterra.
Acompanhando de perto o tempo em São Joaquim (SC) e em cidades vizinhas, Prado lembra que em 2010 a neve também veio forte, mas o impacto não foi tão grande, pois os flocos derretiam antes de se acumular no chão. Em 2000, no entanto, o fenômeno foi bem semelhante.
Morador há 20 anos de São José dos Ausentes, o secretário municipal de Turismo Alziro Paim Rocha, ainda acredita que a neve desta quarta-feira superou a de 13 anos atrás.
— A de 2000 foi forte, parecida com esta. Só que a de hoje durou mais tempo. Era de manhã cedo e ainda estava nevando — comenta o secretário.
Somente neste ano, é a terceira vez que o fenômeno ocorre no município. No final de julho, a neve apareceu no começo da manhã. Já na metade de agosto, a neve teria caído apenas em pontos isolados, sem acumular grande quantidade. Para alegria dos turistas, a desta terça-feira deve permanecer firme até o começo da tarde. Às 10h30min, telhados e campos continuavam brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário