Google+ Followers

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Perigo no Japão: radiação em água de Fukushima

Espaço mundial em perigo

Por Leonardo Lemes
Ao ler a reportagem "Japão: radiação em água de Fukushima gera situação de emergência" (o link para a reportagem encontra-se no fim do texto) faço algumas ponderações. É muito complicada a situação no Japão, no que tange à matriz energética. O Japão depende da energia nuclear. No entanto, esta se mostra cada vez mais perigosa. Mesmo com toda tecnologia, o Japão não teve como evitar um acidente nuclear, na usina de Fukushima, provocado pelo tsunami de 2011. O mundo cada vez mais clama pelo binômio desenvolvimento-sustentabilidade. Será que é sustentável continuar dependendo tanto da energia nuclear sabendo o quão nociva ela é, em caso de acidente, que muitas vezes são provocados por forças da natureza as quais o homem não tem como prever e sequer controlar? E mais, pouco se critica o governo japonês pelo fato de construírem uma usina nuclear em uma área litorânea. Afinal de contas, é "meio" arriscado construir uma usina nuclear na costa de um país instável tectonicamente. Para os mais desavisados, o Japão situa-se no encontro de três placas tectônicas: Pacífico,  Filipina e Euroasiática (ver imagem abaixo)
Fonte: pipauniverso
Aqui cabe uma pergunta: Como o Japão, que sofre constantemente com a ação de terremotos, não percebeu que apostar na energia nuclear como principal fonte de energia poderia se transformar em um erro terrível? Logo eles, tão avançados tecnologicamente, com uma população instruída e com um governo com condições de investir pesadamente em outras fontes de energia, ou importar energia, afinal, dinheiro não falta para o Japão, a terceira economia do mundo. Sei que todos precisam ter acesso à energia, e no Japão, não poderia ser diferente. No entanto, não se pode colocar os anseios do desenvolvimento  a qualquer custo e do consumo desenfreado na frente da defesa da vida.
Link da reportagem: 

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/japao-radiacao-em-agua-de-fukushima-gera-situacao-de-emergencia,35424a935b040410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário