segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ENEM 2013

Saiba como como interpretar imagens no Enem

Confira algumas dicas para buscar as respostas corretas em questões baseadas em fotos, pinturas, charges, peças publicitárias e tiras

Capa de gibi do Capitão América caiu no ENEM 2012

Desconsiderando gráficos, vetores, estruturas químicas, figuras geométricas e outros recursos visuais comuns também em vestibulares tradicionais, cerca de 20% das questões da edição do ano passado tinham fotos, charges, tiras, pinturas ou peças publicitárias. Em boa parte dessas perguntas, a figura era mais do que um elemento gráfico, tornando-se uma peça-chave para a resposta certa.
Imagens também são textos, pois dizem alguma coisa. Portanto, a compreensão das figuras também parte de alguns princípios usados na leitura de palavras.
— Na leitura de um texto escrito, é preciso prestar atenção ao conjunto, saber quem é o autor, a data da publicação e o período em que foi feito. Para ler uma figura, também devemos considerar o todo, se é colorida ou em preto e branco, o tipo de traço, se é simples ou mais rebuscada — explica a professora de redação do Grupo Unificado Luísa Canella.
Confira algumas dicas para não se atrapalhar na hora de ler as figuras do Enem.
Fotos
> Fotografias registram um momento. Podem ser de um fato que estava acontecendo ou mesmo apresentar os personagens de forma posada.
> Se a imagem traz pessoas, busque pistas nas expressões dos rostos para ter informações sobre seu estado de espírito. Confira também as roupas, para ter uma ideia da época e de quem são as pessoas — alguns profissionais usam uniformes ou vestimentas características.
> Frequentemente, as fotos trazem dizeres, seja em cartazes ou placas — não os ignore. Em fotos de lugares, busque pistas na paisagem. Às vezes, é possível identificar períodos históricos ou épocas do ano.
Pinturas
> Os períodos artísticos têm grande vínculo com fatores históricos e sociais da época em que se consolidam. Por isso, para interpretar uma pintura, é importante situá-la no tempo e no espaço, sugere a professora de desenho Luiza Abrantes:
— O estudante precisa saber de quando é a obra e ter noção de quem é o autor para, então, ver onde ela está inserida. Uma obra dos anos 1920 é uma coisa. Uma dos anos 1960 é outra.
> Ao identificar a época, o estudante deve buscar referências do período. No início do século 20, por exemplo, surgiram as vanguardas europeias, influenciadas pela máquina e pela guerra.
Charges
> Charges costumam estar relacionadas a acontecimentos do cotidiano contemporâneo. Em geral, trazem algum tipo de crítica social, em tom humorístico.
> O estudante que não está bem informado sobre fatos recentes corre o risco de não entender uma charge por desconhecer o tema central dela.
Peças publicitárias
> Propagandas são criadas com um objetivo claro: vender um produto ou uma ideia para alguém. Procure identificar o que está sendo vendido e qual é o público-alvo da peça publicitária.
— É necessário ter em mente que o objetivo de uma propaganda é convencer. A publicidade sempre serve para abordar funções da linguagens em uma prova — diz Luísa Canella.
Tiras
> Também com forte foco no humor, as tiras trazem mais elementos por apresentarem uma transição de ações, já que estão organizadas em alguns quadrinhos. Podem ser menos vinculadas a fatos recentes e costumam abordar assuntos mais atemporais.
— Conhecer um pouco a obra de um autor ajuda na compreensão, porque o estudante fica familiarizado com o estilo. Quino (criador da personagem Mafalda), por exemplo, tem temáticas recorrentes — sugere o professor de espanhol Carlos Castillo, do Unificado.
> Além do desenho, é fundamental o candidato ficar atento aos diálogos:
— É importante lembrar que os elementos gráficos raramente mostram a resposta isoladamente, mas, sim, em conjunção com o que está escrito — lembra o professor de inglês Fábio Vasques, do Unificado.

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