terça-feira, 24 de setembro de 2013

Novo aeroporto no RS

Novo aeroporto será construído no limite de Nova Santa Rita e Portão


O Aeroporto 20 de Setembro será construído no limite dos municípios de Nova Santa Rita e Portão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, segundo o anunciado, nesta segunda-feira (23), no Palácio Piratini, pelo Comitê que trata da construção do aeroporto. O projeto foi apresentado pelo diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Roberto Carvalho Netto.  Com essa definição, o governo gaúcho põe fim a um impasse com a Aeronáutica, que alegava problemas de tráfego na região do V Coimando Aéreo Regional (V Comar).
O secretário de Infreaestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, que preside o Grupo de Trabalho do Executivo pró-Aeroporto 20 de Setembro, afirma que a definição do local é importante porque permitirá que o Estado dê continuidade às tratativas, “especialmente com a União e a iniciativa privada, para encontrar maneiras de viabilizar o aeroporto”.
Segundo o secretário o novo aeroporto deverá ter duas pistas, permitindo decolagens e aterrissagens simultâneas. Terá, também, um terminal de passageiros com padrão internacional. O local, de 1,7 mil hectares, permitirá amplia o número de pistas. “Não adianta fazermos um aeroporto de primeira linha neste momento se depois, como acontece com o Salgado Filho, não tiver área que se permita construir uma nova pista ou um novo terminal”, afirmou Caleb.
Modelagem econômica
Durante viagem de missão do governo do estado à China será tratada da modelagem econômica do aeroporto. Na Chia, serão buscadas parcerias com empreendedores e financiadores.
O modelo adotado para a construção do aeroporto na Região Metropolitana tem como referência o aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, um dos mais movimentados do mundo com 90 milhões de passageiros por ano. “Dentro dessa política adotada pelo setor aeroportuário do Estado, de planejarmos para o futuro, não podemos fazer obras apertadas , pois daqui a dois ou três anos se conclui que é insuficiente e não tem para onde ir”, declarou Carvalho Netto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário