quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Semana decisiva para a Síria

Relatório da ONU sobre armas químicas será divulgado na segunda

Ministro francês Laurent Fabius

relatório dos inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o uso de armas químicas na Síria provavelmente será publicado na segunda-feira, afirmou o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius. "Vai dizer que aconteceu um massacre químico", declarou. "Certamente terá indicações sobre a origem do ataque, cometido em 21 de agosto perto de Damasco e que provocou centenas de mortes", completou o chanceler francês.

Fabius disse ainda que o governo sírio é o responsável pelos ataques com armas químicas. "Como apenas o regime tinha os estoques, os vetores e o interesse em fazê-lo, é possível chegar à conclusão de que o governo de Bashar al-Assad é responsável", completou.

A França não tem dúvidas sobre a responsabilidade do governo sírio, mas o presidente russo Vladimir Putin afirma em um artigo publicado nesta quinta-feira no jornal New York Times que foi um crime cometido pelos rebeldes. "Não é verdade. É uma versão que os russos desenvolvem há muito tempo", disse Fabius. "Putin faz seu jogo", completou.

No final de agosto, o grupo de 13 especialistas investigou o suposto uso de armas químicas em um ataque contra um subúrbio da capital síria, por parte do regime do presidente Bashar al-Assad. Segundo a Casa Branca, o ataque contra a população civil deixou 1.429 mortos, incluindo 426 crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário