Google+ Followers

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Geologia e Geomorfologia

Vídeo mostra momento em que terremoto forma ilha no Paquistão


Trecho rochoso elevou-se acima do nível do mar e assustou moradores; tremor causou centenas de mortes no país

Uma ilha de aproximadamente 214 metros de extensão e 16 metros de altura emergiu no litoral do extremo sudoeste do Paquistão após o terremoto de 7,7 graus que sacudiu essa região do país ontem e causou a morte de centenas de pessoas, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.
Segundo Tufail Baloch, vice-diretor administrativo de Gwadar - a cidade mais próxima -, a ilha emergida a cerca de 200 metros da costa foi visitada hoje em uma primeira missão de exploração. Uma equipe de especialistas de Islamabad também já foi encaminhada à região para analisar a nova ilha.
A percorremos toda sua área e me pareceu estável", declarou Baloch, um dos envolvidos nesta primeira missão de exploração. De acordo com o vice-diretor administrativo de Gwadar, a equipe técnica que virá da capital ficará encarregada de um estudo mais técnico.
O funcionário também explicou que os antigos habitantes da região afirmam que uma ilha semelhante também emergiu próxima à costa depois de um terremoto registrado na região em 1935. "Aquela ilha desapareceu dez anos depois de repente e de maneira misteriosa e, por isso, as autoridades não descartam algo similar", apontou.
Veja o vídeo:
http://terratv.terra.com.br/Default.aspx?cid=488315

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/ilha-emerge-a-200-metros-da-costa-apos-terremoto-no-paquistao,e371149c23251410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário