quarta-feira, 24 de julho de 2013

Com taxa de 3,9%, desemprego em Porto Alegre é o menor do País



Índice também é o mais baixo para junho desde 2002, aponta IBGE


A taxa de desemprego na região Metropolitana de Porto Alegre é a menor do País para o mês de junho: 3,9% ante 6,0% da média nacional. Além disso, o índice é o mais baixo desde 2002, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PME) divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na Grande Porto Alegre, a taxa de desocupação permaneceu estável se comparada a maio deste ano e junho de 2012. Atualmente, a população ocupada, de cerca de 1.922 mil pessoas, apresentou estabilidade no mês e no ano. A população desocupada, com aproximadamente 78 mil pessoas, não variou nas comparações mensal e anual.

Em relação às outras cinco capitais pesquisadas pelo IBGE - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador -, Porto Alegre tem o menor índice de desocupação do País. A capital baiana lidera a lista com 8,8%.

Rendimentos

O rendimento médio real da população ocupada na Região Metropolitana de Porto Alegre teve leve alta. Estimado em R$ 1.870,70, em junho de 2013, registrou aumento de 3,2% na comparação mensal e de 6,3% no ano. 

Diferenças das pesquisas do IBGE e Dieese

Assim como a pesquisa do IBGE, a Fundação de Economia e Estatística (FEE), através do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), também divulga um levantamento mensal sobre o desemprego no País. No entanto, as taxas apresentadas costumam ser diferentes devido aos conceitos e metodologia usados.

Entre as diferenças está o conjunto de regiões pesquisadas. A PME, do IBGE, não inclui as regiões de Fortaleza e do Distrito Federal. Já a PED feita pela FEE, não engloba o número de desempregados da região metropolitana do Rio de Janeiro. 


Pitaco do blogueiro:
Por isso que costumo dizer duas coisas. Uma:Se existe um problema que está superado no Brasil, este, sem dúvidas é o desemprego. Duas: No Brasil só não trabalha quem não quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário