quarta-feira, 3 de julho de 2013

Croácia celebra entrada na União Europeia

É na pior crise da União Europeia que a Croácia, o 28º Estado membro da UE, entra num “clube” do qual alguns estão a querer sair. A Croácia é o segundo país da ex-Iugoslávia a entrar na UE depois da Eslovênia em 2004.
A festa da entrada na Croácia na União Europeia foi também marcada por um espetáculo de fogos-de-artifício que iluminou o céu de Zagreb e por um discurso do Presidente do país, Ivo Josipovic, que incitou todos os compatriotas a encararem o futuro com otimismo. “Não deixem a nuvem da crise econômica assombrar o nosso otimismo. A crise é um desafio, um convite a fazer de amanhã um dia melhor que hoje”, insistiu.
Contudo, em termos políticos o processo de preparação para a entrada da Croácia na UE foi longo: foram cerca de dez anos e implicou a adoção de novas molduras legais, de medidas para fortalecer a democracia, da cooperação com o Tribunal Penal Internacional de Haia por causa dos crimes da guerra ou da aplicação de fundos em projetos de desenvolvimento humano. Por isso, na rua, muitos dos 4,3 milhões de croatas dizem que, de certa maneira, já se sentiam parte da UE.
Adaptado de: http://www.publico.pt/mundo/noticia/croacia-e-o-28%C2%BA-pais-da-uniao-europeia-1598819#/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário