sexta-feira, 12 de julho de 2013

Manifestação em frente à RBS

Manifestantes fazem escracho em frente à sede da RBS


Em meio às manifestações da greve geral em Porto Alegre, um dos atos desta quinta-feira (11) ocorreu – no formato de um escracho – em frente à sede do Grupo RBS, na Avenida Érico Veríssimo. Os manifestantes repudiaram a atuação dos veículos do grupo e protestaram a favor da democratização dos meios de comunicação no Brasil. Com cartazes, faixas e bandeiras, permaneceram por pouco menos de duas horas em frente ao local – e terminaram a ação despejando tonéis de esterco na entrada do prédio. “Estamos devolvendo o que vocês nos mostram todos os dias”, foi uma das declarações no megafone.
A partir das 14h30min, sob sol forte, militantes do Levante Popular da Juventude deram início ao protesto, com músicas na bateria e o desenrolar dos primeiros cartazes. Pouco tempo depois, manifestantes de centrais sindicais e da juventude de partidos políticos se juntaram ao ato – eles marchavam da Rótula do Papa, na Azenha, em direção ao Largo Glênio Peres, destino de todo o grupo após a manifestação em frente ao Grupo RBS.
Ao todo, a ação chegou a reunir mais de trezentas pessoas, além de bandeiras de organizações como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a juventude de partidos como o PT e o PCdoB. Durante a tarde, gritaram pelo fim do monopólio no contexto dos meios de comunicação e contra a criminalização dos movimentos sociais.
No mês de junho, a sede do Grupo RBS foi o destino pretendido por pelo menos duas marchas organizadas pelo Bloco de Lutas pelo Transporte Público. No entanto, a caminhada foi interrompida pela Brigada Militar, que trancou a Avenida Ipiranga nas proximidades da sede do jornal Zero Hora. Nesta quinta-feira (11), o aparato policial novamente esteve presente em grande número, mas não entrou em contato direto com os manifestantes.

Mais imagens no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário